Prêmio Capes de Tese 2023

SAÚDE COLETIVA EM ASSOCIAÇÃO DAS IES UFRJ, FIOCRUZ, UERJ E UFF – PPGBIOS

PROCESSO DE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA – PRÊMIO CAPES DE TESES 2023

EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA de 01 de março de 2023

A Coordenação do Programa em Associação ampla entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense, de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva – PPGBIOS, apresenta para os egressos do Curso de doutorado do PPGBIOS o processo de pré-seleção interna para os candidatos ao PRÊMIO CAPES DE TESES 2023

1. 1.DOS DOCUMENTOS QUE REGEM A PRESENTE SELEÇÃO INTERNA

Além do que se encontra presente neste edital, também rege o presente processo seletivo interno o seguinte documento:

1.1   EDITAL 02/2023 PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2023, disponível em

1. 2.DAS INSCRIÇÕES

2.1  Documentos para a inscrição:

Devem ser anexados ao e-mail no ato da inscrição, todos os documentos a seguir indicados.

1. a.Arquivo em pdf da Tese defendida no Brasil em 2022;
  2. b.Arquivos em pdf contendo as Publicações (livros, artigos ou ainda outros produtos relevantes decorrentes da tese);
  3. a.Declaração assinada pelo autor da tese (formato pdf), concordando com a inscrição de sua tese no prêmio, caso o candidato seja selecionado ao final da presente pré-seleção;
  4. b.Arquivo em pdf de Mini resumo da tese (até 500 caracteres);
  5. c.Foto (JPEG) do autor da tese em alta resolução (300DPI);

1. 3.DAS VAGAS

Será oferecida apenas 01 (uma) vaga para a indicação ao Prêmio CAPES de Teses 2023. A vaga será preenchida de acordo com a classificação final dos candidatos. Os candidatos serão submetidos a processo pré-seletivo único. O Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecidas.

1. 4.DAS ETAPAS DA PRÉ-SELEÇÃO

4.1 Etapa de análise técnica: Etapa eliminatória onde os documentos enviados pelos candidatos serão verificados pela Comissão de pré-seleção. Os candidatos que estiverem encaminhado toda a documentação referenciada no item 2.1  do presente edital terão suas candidaturas homologadas.

4.2 Etapa de análise do mérito da Tese: verificação da candidatura pela comissão de pré-seleção onde serão avaliadas:

- Originalidade do trabalho;

- Relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social;

- Qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese;

- Metodologia utilizada;

- Qualidade da redação; e

- Estrutura/organização do texto.

1. 5.CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

5.1. O presente processo pré-seletivo será desenvolvido nas datas e prazos constantes do ANEXO I.

5.2. A não observância pelo candidato das datas e horários ali indicados implicará o não atendimento do requisito respectivamente indicado, inclusive a perda dos prazos para recurso.

1. 6.DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1. Os recursos só serão julgados se encaminhados à Comissão de Pré-seleção através do e-mail ppgbios2010@gmail.com de acordo com os prazos previstos no ANEXO I;

6.2. A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação de todas as normas e condições estabelecidas neste Edital interno, bem como o EDITAL 02/2023 PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2023

6.3 Casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Pré-Seleção interna e, após a dissolução desta, que se segue à divulgação do resultado final do exame de pré-seleção, pela COMISSÃO DELIBERATIVA DO PPGBIOS.

6.4 Dúvidas e informações: ppgbios2010@gmail.com

Rio de Janeiro, 01 de março de 2023.

Alexandre da Silva Costa

Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva

PROCESSO DE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA – PRÊMIO CAPES DE TESES 2023

Anexo I

ETAPA

PERÍODO/DATA

Inscrição do candidato

02/03/2023 às 10h até 16/03/2023 às10h

Homologação das inscrições

16/03/2023 a partir das 12h

Recurso do candidato

16/03/2023 às 12h até 20/03/2023 às 12h

Resultado do recurso

20/03/2023 a partir das 12h

Avaliação pela Comissão de seleção

20/03/2023 – 12h até 07/04/2023 às 12h

10/04/2023 às 12h

Recurso do candidato

10/04/2023 às 12h até 12/04/2023 às 12h

Resultado final (candidato pré-selecionado ao Prêmio CAPES de Tese)

14/04/2023 às12h

Prêmio CAPES de Tese 2023

Homologação das Inscrições

Inscrições homologadas:

FERNANDA PEREIRA DE PAULA FREITAS.

Banca de Pré-Seleção Interna:

Prof. Dr. Alexandre da Silva Costa

Profa. Dra. Sônia Beatriz dos Santos