PPGBIOS

PROGRAMA EM ASSOCIAÇÃO:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ufrj logo fiocruz logo uerj logo uff logo

Alunos de Doutorado

Doutorado 2014

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2001), mestrado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2010) e residencia-medicapela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2005). Atualmente é Fisioterapeuta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fisioterapeuta do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

curriculum lattes

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Exerce a função de Coordenadora médica da UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Federal de Bonsucesso/ Ministério da Saúde/Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase nas áreas da Saúde Materno Infantil,Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, Transplante Hepático Pediátrico, Ética Aplicada e Bioética. Tem curso de especialização de Ética Aplicada e Bioética do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz/ Ministerio da Saude/ Rio de Janeiro. Tem mestrado academico pelo Programa de Pós-graduação de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ, UFF, UERJ e ENSP/FIOCRUZ/RJ. Atualmente cursa o doutorado pelo Programa de Pós-graduação de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ, UFF, UERJ e ENSP/FIOCRUZ/RJ.

curriculum lattes

Professora de Saúde Coletiva na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestranda em Enfermagem em Saúde Coletiva pela UFRJ, possui graduação em Enfermagem pela Pontificia Universidade Católica de Campinas (1999). Experiência na área de Saúde Coletiva especialmente em Programas de Tuberculose e HIV/AIDS. Experiência internacional na coordenação de programas de saúde no contexto humanitário, junto a organização Médicos Sem Fronteiras nos seguintes países: Moçambique, Malawi, Sudão, Libéria, Indonésia e India. Supervisora em saúde na área indígena Yanomami nos Estados de Roraima e Amazonas pela FUNASA.

curriculum lattes

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (FIOCRUZ/UFRJ/UERJ/UFF), possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ (2009). Atualmente é professor de Filosofia dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Ciências Contábeis e Administração do UNIFESO. Também atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Saúde. Principais temas de atuação: filosofia e suas disciplinas, ciências sociais, educação a distância, Internet e Educação.

curriculum lattes

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplica e Saúde Coletiva (PPGBIOS / UFRJ), mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (2004); advogada, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora substituta do Curso de Gastronomia do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência como consultora jurídica e magistério, nas áreas de Direito à Saúde, Sociologia Jurídica, Prática Jurídica, Criminologia e Direitos Humanos.

curriculum lattes



Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ, 1996]. Mestre em Medicina, área Clínica Médica, setor Terapia Intensiva [UFRJ, 2004]. Equivalência do diploma médico pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar [Universidade do Porto, Portugal 2011] ao Mestrado Integrado em Medicina, com tese defendida na área de Geriatria. Residência Médica em Medicina Intensiva [UFRJ, 2001]. Especialização Pós Lato-sensu em Geriatria pela Universidade Federal de São Paulo [DIGG-UNIFESP, 2009] e em Gerontologia, área de concentração Geriatria [Universidade Candido Mendes, UCAM-RJ 2005]. Especialização Pós Lato-sensu em Medicina Paliativa pelo Instituto Paliar [São Camilo, 2013]. MBA em Gestão em Saúde [Fundação Getúlio Vargas-RJ 2007] e Pós Lato-sensu em Autogestão em Saúde [ENSP/Fiocruz-RJ 2007]. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Associação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva UFRJ Fiocruz UERJ UFF [PPGBIOS 2014]. Área de interesse: terapia intensiva, geriatria, cuidados paliativos e de fim de vida, onde envolvem o paciente crônico crítico e a tomada de decisão, a bioética e a ética aplicada em saúde. Titulado AMB em Clínica Médica SBCM, em Medicina Intensiva AMIB e em Medicina de Urgência SBCM. Certificado pelo Programa Acadêmico em Geriatric and Palliative Medicine do Mount Sinai School of Medicine, New York. Atua no Hospital Federal dos Servidores do Estado [HFSE-MS] e no Hospital Samaritano [Amil].

curriculum lattes

Com licenciatura em Ciências Sociais (1986) e mestrado em Saúde Coletiva (1997), ambos cursados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é professora docente I, da Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza - Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação e socióloga sanitarista da Superintendência de Atenção Básica, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Suas áreas de interesse são políticas públicas de saúde e saúde sexual e reprodutiva.

curriculum lattes

Professora Substituta de Bioética na UFRJ; Mestranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pelas instituições em associação UFRJ, UERJ, FioCruz e UFF; Pós-Graduada em Direito Tributário pela Anhanguera/Uniderp; Graduada em Direito pela UFJF; Atualmente é Membro Consultivo do Comitê de Ética em Pesquisa FioCruz/IOC.

curriculum lattes

Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1997), mestrado em Saúde Coletiva pelo Programa de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense - UFF (2014), formação em Gestalt-Terapia e especialização em Psicossomática pela Universidade Gama FIlho. Experiencia docente nos cursos de Fonoaudiologia, Serviço Social, Nutrição e Comunicação Social. Nos cursos de Pós Graduação, ministrou os módulos de Psicologia da Educação e Aprendizagem no curso de Docência Superior da Faculdade Redentor e o de Psicologia no curso de Audiologia Educacional no IPPMG da UFRJ.

curiculum lattes 

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (2005) e Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (1990). Mestre em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva- PPGBIOS pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (2013) e Doutoranda do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é professora de educação física da Fundação Municipal de Educação de Niterói e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.Tem experiência na área educacional.

curriculum lattes

Doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (UFRJ/FIOCRUZ/UERJ/UFF). Mestre em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (UFRJ/FIOCRUZ/UERJ/UFF). Integrante do Grupo de Estudos de Gerência e Educação em Saúde - GEGES do ISC-PROPi-UFF/CNPq. Pós-graduada em Fisiologia e Cinesiologia do Exercício pela UVA (2009). Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (2004), Temas de interesse: Saúde Coletiva (Assistência Integral à Saúde; Humanização, Atenção Primária à Saúde, Educação Popular em Saúde), Bioética (Ética do Cuidado, Valores e Virtudes, Desenvolvimento Moral), Formação em Saúde, Fisioterapia (Atenção Primária e Uroginecologia). Atuação como professora substituta da faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2009-2011).

curriculum lattes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2010), Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (2012), Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (2013) e Mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela UFRJ, FIOCRUZ, UERJ e UFF (2013) - Programa de Pós-graduação em Associação de IES. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Bioética a partir das seguintes interfaces: Saúde Coletiva, Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, e Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.

curriculum lattes

Doutorado 2013

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. MBA na PUC-RJ em Recursos Humanos. Mestre em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pelo programa de pós-graduação em associação de IES – UFRJ, FIOCRUZ, UERJ e UFF.
Atualmente é membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HUCFF e Chefe da Seção de Ética em Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – UFRJ.

curriculum lattes

CLAUDIA PARAIZO - DOUTORADO 2013Ergonomista atuante na área da Saúde do Trabalhador e da Criança - Ergonomia nas Escolas. Fisioterapeuta intensivista com especialização cardio respiratória. Especializações: Ergonomia (Coppe Rio-Rj), Reeducação Postural (Phelipe Souchard), Pneumo-Funcional, Osteopatia Estrutural (Escola de Madri). Professora convidada da Pós Graduação de Ergonomia  PUC-Rio - disciplina Doenças Ocupacionais. Mestrado em Ergonomia e Usabilidade Humano-Computador (PUC-Rio). Sua pesquisa abordano estudo da Ética no ambiente do trabalhador. 

curriculum lattes

DOUGLAS FILHO - DOUTORADO 2013Graduado em Filosofia (IFCS/UFRJ) e em Odontologia pela UFF. Mestre em Odontologia Social na UFF. Professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, no curso de graduação e pós-graduação de Odontologia. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa desta instituição e fui membro da CONEP recentemente.

cirruclum lattes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), especialização em Bioética e Ética Aplicadas pelo Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ (2009), mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pelo programa de pós-graduação em associação de IES – UFRJ, FIOCRUZ, UERJ e UFF.

curriculum lattes

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Psicomotricidade pela Universidade Candido Mendes e em Gestão por Resultados, Produtividade e Inovação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Bioética pelo Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva em associação de IES – UFRJ, FIOCRUZ, UERJ E UFF.  Atualmente é Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e Fisioterapeuta do INCA.

curriculum lattes

JOÃO ANDRADE - DOUTORADO 2013Médico Especialista em Medicina Intensiva pela AMIB; Mestre em Clínica Médica-UFRJ; Fellow Medicina Intensiva na Universidade Livre de Bruxelas.
Linha de Pesquisa: Bioética Clínica
Objeto de estudo: limitação terapêutica em Unidade de Terapia Intensiva. Eutanásia e Distanásia.

curriculum lattes

Medico, Mestre em Bioética pelo Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva em associação de IES – UFRJ, FIOCRUZ, UERJ E UFF.  Atualmente é coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Barra D´Or e clínico do Instituto Nacional de Cardiologia.  Suas áreas de interesse abrangem os cuidados clínicos a pacientes criticamente enfermos, incluindo tanto o tratamento de pacientes com infecções graves, politraumatizados e imudeprimidos, quanto às questões relacionadas aos aspectos bioéticos destes cuidados.

curriculum lattes

Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF. Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo - USP.
Pesquisa: Na linha de pesquisa “Bioética e Ética Aplicada” desenvolve um estudo que aborda os temas: Atenção Primária à Saúde, Trabalho em Equipe, Ética Aplicada e Bioética.

curriculum lattes

KATIA GUERRA - DOUTORADO 2013Doutoranda, cirurgiã dentista de formação com especialização e mestrado em Saúde Coletiva pelo IMS UERJ. Linha de pesquisa: conflitos de interesse na judicialização da saúde.

curriculum lattes

KEITH BULLIA - DOUTORADO 2013Odontóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Especialista em Saúde Coletiva, Saúde da Família e Ortodontia.  Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde da Família.

curriculum lattes

Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com pós-graduação em Vigilância Sanitária em Medicamentos pela Fundação Oswaldo Cruz e pós-graduação em docência na Universidade Candido Mendes.  Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva na área de Política e Planejamento em Saúde.  Pesquisadora de patentes no INPI e membro do grupo de pesquisa relacionado ao custo de diagnóstico em tuberculose UFRJ/FIOCRUZ.

curriculum lattes

Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF. Especialista em Gestão da Atenção à Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês - IEP/HSL e Fundação Dom Cabral - FDC. Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo - USP.
Na linha de pesquisa “Bioética e Ética Aplicada” desenvolve um estudo sobre a judicialização da saúde que aborda as relações jurídicas e administrativas existenciais sob a égide da ética aplicada e da bioética.

curriculum lattes

Supervisor médico pericial do INSS , mestre em Saúde Coletiva pela UFMG e Mestre em Bioética pelo Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva em associação de IES – UFRJ, FIOCRUZ, UERJ E UFF.
PESQUISA: Análise bioética da relação médico paciente na Pericia Médica da Previdência Social.
A política pública de seguridade social via seguro obrigatório por incapacidade para o trabalho é operacionalizada por médicos peritos em interface com segurados demandantes de proteção social.

curriculum lattes

MARIANNA LOU - DOUTORADO 2013Fisioterapeuta do Instituto Nacional do Câncer INCA/HCIII, especialista em Oncologia e Mestre em Bioética pelo Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva em associação de IES – UFRJ, FIOCRUZ, UERJ E UFF.

curriculum lattes

SANDRA MATTOS - DOUTORADO 2013Graduada em Fisioterapia e Residência no Centro de Reabilitação da ABBR. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense. Possui formação em Morpho Analyse et Réajustement Postural pela Association Des Mezieristes em Marseile e Especialização em RPG pela Universidade Estácio de Sá e pelo Instituto PH. Integra o Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde – GEGES – Instituto de Saúde Comunidade – UFF.
Pesquisa: Bullying nas escolas: análise comparativa de dois países.

curriculum lattes

SUANE FELIPPE- DOUTORADO 2013Bacharel e Licenciada em Historia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro é Mestre em Bioética pelo Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva em associação de IES – UFRJ, FIOCRUZ, UERJ E UFF.  Tem interesse na área de História com ênfase em feminismo, atuando principalmente nos seguintes temas:  feminismo, gênero, teria queer.

curriculum lattes

Doutorado 2012

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Assistentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Enfermeira da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Tem experiência em Gestão na área de Saúde da Mulher e da Criança.

curriculum lattes

CARLOS HENRIQUE - DOUTORADO 2012Mestre em Filosofia dela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Membro do Conselho de Ética em Pesquisa da ENSP/FIOCRUZ. Professor da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro.  Atua nos grupos de pesquisa:  Direitos Básicos, Justiça Social e Políticas Públicas – UFRJ; Estudos de Filosofia Clássica – OUSIA-UFRJ e no Núcleo de Inclusão Social – NIS/UFRJ.

curriculum lattes

DANIELLE DAVID - DOUTORADO 2012

Mestre em Medicina Veterinária (Cirurgia e Clínica Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense.

O Projeto de Pesquisa visa analisar o cenário atual das Comissões de ética no Uso de Animais (CEUAS), seus problemas éticos e operacionais e como avaliam os limites da experimentação animal esperando, desta forma, contribuir para o debate sobre o uso de animais em pesquisas sob uma perspectiva ética e legal.Será realizada uma revisão sobre origem, regulação e atuação das CEUAS, verificando-se como seus membros vêem a questão do sofrimento animal, identificando-se os conflitos existentes entre o Bem-Estar Humano e o Bem-Estar-Animal e será feita uma investigação e discussão a respeito dos Princípios Éticos da Experimentação Animal que norteiam estas comissões.

curriculum lattes

DEBORA CARVALHO - DOUTORADO 2012Médica de Família e Comunidade, Mestre em Saúde Coletiva, Professora do curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa


Projeto de Pesquisa pretende, considerando a especialidade da atuação médica na atenção primária a saúde, onde questões como vínculo, longitunalidade, resutibilidade e trabalho em equipe são cruciais, ter como objeto de estudo discutir as diversas formas de deliberação bioética dos profissionais médicos que atuam nesta área, com ênfase nas formas de capacitação apropriada para lidar com este cotidiano de dilemas bioéticos, que, por não serem tão pontuais e específicos, como no campo do trabalho hospitalar, muitas vezes pode permanecer velado ou diluído, o que dificulta sua identificação.

curriculum lattes

Erick Araujo de Assumpção - Pedagogo, Especialista em Bioética e Éticas Aplicadas pelo Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, Mestre em bioética, ética aplicada e saúde coletiva (PPGBIOS), Escola Nacional de Saúde Pública (ESNP)
O presente projeto circunscreve-se no âmbito de aplicação das ferramentas da bioética aos conflitos urbanos. Delimitam-se como objeto de análise as ações do Estado por meio das transformações urbanas decorrentes das mudanças relacionadas ao advento de uma sociedade de controle. Neste tipo de sociedade “as relações de poder se expressam pela ação a distância de uma mente sobre outra, pela capacidade de afetar e ser afetado dos cérebros” (Lazzarato, 2006: 76). Estas relações de poder que têm como alvo a mente chamam-se noopolítica. Em princípio pode-se compreender que a noopolítica se restringe aos discursos contemporâneos globalizados – em bits, midiáticos, jornalísticos, televisivos – contudo, o espectro de sua atuação atinge as relações de trabalho, assim como as relações urbanas.

curriculum lattes

FATIMA GEOVANINI - DOUTORADO 2012Psicóloga Mestre em Bioética / Fiocruz e Doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva / PPGBIOS
Descrição Sumária do Projeto de Doutorado: Pesquisa na área de cuidados paliativos e oncologia, voltada para a análise da relação médico-paciente oncológico e seus familiares durante o processo de comunicação de notícias difíceis, tais como, a revelação de prognósticos de câncer avançado. A análise bioética desta pesquisa está fundamentada na teoria das virtudes.

FLAVIA FIALHO - DOUTORADO 2012Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2009). Especialista em Gestão de Saúde Pública pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM (2011). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2012).

curriculum lattes

GRACE KELLY PARANHOS - DOUTORADO 2012Possui graduação em Veterinária pela Universidade Federal Fluminense, graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Saúde Pùblica pela Fundação Oswaldo Cruz.

curriculum lattes

LUIS CLAUDIO - DOUTORADO 2012Fisioterapeuta. Mestre em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pelo programa de pós-graduação em associação de IES – UFRJ, FIOCRUZ, UERJ e UFF. Atualmente é fisioterapeuta da Clínica da Escola de Fisioterapia e docente do curso de graduação em Fisioterapia cardiorrespiratória e fisioterapia em Terapia Intensiva.


curriculum lattes

VILMA DIUNA DE CASTRO - DOUTORADO 2012Psicóloga, Mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ.
Projeto: Maternidade na prisão: normas de gênero e normas penitenciárias, o que se passa aí? O nascimento das crianças durante o encarceramento de suas mães tensiona os direitos reprodutivos das mulheres e os direitos de proteção integral de seus filhos. A disciplina, a vigilância, os sistemas de avaliação de mérito e valores que caracterizam o sistema penal/penitenciário despotencializam a mulher-mãe-presa, afastam-na de sua rede sócio-afetiva, restringem sua autonomia e se confrontam com os direitos-deveres-poderes relativos ao exercício da maternidade. Formalmente as mulheres presas têm o poder parental sobre os filhos, mas as decisões sobre os cuidados, a permanência, o encaminhamento e guarda das crianças nascidas na prisão envolvem diferentes atores/instituições que interagem neste contexto, com base em diferentes saberes e poderes. Este projeto visa possibilitar a percepção das representações, valores e práticas acerca dos direitos reprodutivos e do exercício da maternidade no cárcere desde a perspectiva das mulheres que estão com seus filhos na prisão, de funcionários do cárcere e de técnicos e dos operadores do direito que participam das decisões envolvendo a permanência e o destino das crianças após a separação de sua mãe a fim de identificar pistas que possam fazer avançar o debate sobre o impacto das assimetrias de gênero na execução penal e nas políticas públicas voltadas para esta população.

curriculum lattes

WALDEMAR NEVES - DOUTORADO 2012Graduado em fisioterapia pela universidade de ciências da saúde de alagoas (2003) e mestre em educação (2006) pelo centro de educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente da faculdade de medicina da UFAL. Doutorando do programa em ética aplicada, bioética e saúde coletiva (PPGBIOS) com projeto na linha de pesquisa de bioética e saúde coletiva na área de bioética clínica com ênfase de formação médica e no ensino de bioética sob orientação do Prof.º Dr. Sérgio Tavares de Almeida Rego.

curriculum lattes

Doutorado 2011

ANA PAULA ESTEVES - DOUTORADO 2011Enfermeira, Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006).
Pesquisa: O DEBATE BIOÉTICO SOBRE O INÍCIO DA VIDA: aborto e anencefalia
Orientador: Rodrigo Siqueira-Batista.
Palavras-chave: Bioética; Aborto; Anencefalia.
A tese se propõe a apresentar as principais linhas de argumentação ética e bioética em torno do aborto em casos de anencefalia, enfatizando a sacralidade da vida, o respeito à autonomia (reprodutiva) da mulher, o conceito de compaixão laica, os pressupostos da bioética da proteção e os conflitos morais, encontrados na fronteiras de cuidado. A investigação proposta será pautada para o alcance dos objetivos específicos discriminados em três instâncias complementares; (1) A integração ao debate do aborto do conceito de compaixão laica, atrelado ao âmago mais amplo de uma bioética da proteção; (2) O debate histórico e conceitual acerca do aborto em casos de anencefalia e sua argumentação ética e jurídicas no recorte temporal de 2004 a 2012 e(3) A discussão sobre os conflitos morais dos profissionais médicos, em uma perspectiva histórica e contemporânea, correlacionando-os ao aborto e a resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1989 de 2012.

curriculum lattes

CRISTIANE AMORIM COSTA - DOUTORADO 2011Enfermeira do Hospital Universitário Pedro Ernesto e professora da Faculdade de Enfermagem, ambos da Universidade do estado do Rio de Janeiro. Especialista em Ética Aplicada e Bioética pelo Instituto Fernandes de Figueira e Mestre em Enfermagem pela EEAN/ UFRJ

Pesquisa: A proposta do estudo tem como temática a política pública relacionada a cirurgia de redesignação sexual para transexuais, promulgada através da Portaria 1707, em 2008, que instituiu no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) o Processo Transexualizador. Tem por objetivo realizar uma avaliação bioética da referida política a luz da teoria de justiça, utilizando coomo técnica, a coleta de depoimentos dos transexuais femininos que foram submetidos a realização dessa cirurgia em um hospital habilitado para realização desse tipo de cirurgia. Esse estudo trará uma reflexão, através de um diagnóstico situacional, das necessidades desse grupo em relação a sua inserção no Sistema Único de Saúde.

curriculum lattes

 

DALMIR LOPES JR - DOUTORADO 2011Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Direito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense.

curriculum lattes

BSc. Em Ciências Biológicas pela UNICAMP e MSc. Em Química (Físico-Química) pela USP – São Carlos.  Atualmente é pesquisador permanente do governo federal – INPI, responsável pela análise de mérito de pedidos de patente em solo brasileiro e colaborador da ONG Britânica CrueltyFreeInternational.org (vinculada à BUAV-UK)

curriculum lattes

IZABEL MELGAÇO - DOUTORADO 2011Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Ciências pela FIOCRUZ. Membro do corpo Editorial da Revista Ciência & Ideias.  Atua nas áreas de Ensino de Ciências e Bioética com Ênfase em Ética aplicada ao Ensino de Ciências, Ética Animal e Ética Ambiental.


curriculum lattes

JULIANA CLEMENTE - DOUTORADO 2011Bióloga, mestre em Ciências Biológicas (Comportamento e Biologia Animal - UFJF/MG).

Pesquisa: Trabalhando nas linhas de pesquisa: Bioética - Questões teóricas e de fronteira, etologia e ética animal, participou de projetos de pesquisa relacionados com comportamento e bem-estar de gatos domésticos em cativeiro. Atualmente estuda a representação do gato doméstico nos desenhos animados infantis, buscando verificar se existe a preocupação ética de transmitir informações condizentes com a realidade comportamental desse animal.

curriculum lattes

 

LUCIANA NARCISO - DOUTORADO 2011Cirurgiã-dentista, mestre em saúde coletiva, doutoranda PPGBIOS.
Projeto: O profissionalismo na formação superior em saúde: uma avaliação sobre a graduação em odontologia.
Este projeto objetiva avaliar o profissionalismo no processo de cuidado prestado aos usuários, comparativamente, em uma faculdade de formação tradicional de odontologia (Universidade Federal do Rio de Janeiro ou Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e uma faculdade de odontologia que contempla atividades de campo, onde há inserção dos alunos em equipes de médicos de família e desenvolvimento de projetos terapêuticos que abrangem indivíduos e, por vezes, a comunidade (Universidade Federal Fluminense).

curriculum lattes

MICHELLE CECILLE - DOUTORADO 2011Mestre em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense.  Experiência em docência no curso de graduação em Odontologia.

curriculum lattes

PATRICIA LIMA PERES - DOUTORADO 2011Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro.  Especialista em Docência Superior em Gestão Materno-Infantil.  Enfermeira da Prefeitura Municipal de Caxias e professora assistente da Faculdade de Enfermagem – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

curriculum lattes

PAULA CASTRO - DOUTORADO 2011Fisioterapeuta, Mestre em Saúde Coletiva (UFF).

Pesquisa: Equidade no acesso das pacientes portadoras de câncer de mama às unidades de atenção oncológica da rede pública de saúde do município de Niterói-RJ. A assistência oncológica no Brasil deve ser oferecida de forma integral, com recursos para o diagnóstico definitivo, o estadiamento do tumor, o tratamento, a reabilitação e a paliação dos casos de câncer; porém a prestação de serviços oncológicos ofertada pelo SUS é insuficiente (GOMES Jr e ALMEIDA, 2009). Nesse sentido, o conceito de equidade torna-se fundamenta, uma vez que implica em dispor a cada cidadão a atenção e ações de saúde segundo suas necessidades. Diante de todas as desigualdades que o Brasil enfrenta, a equidade no acesso a atenção oncologica configura-se como um grande desafio (SOUZA, 2007; FINKELMAN, 2010; VIEIRA-DA-SILVA & ALMEIDA FILHO, 2009; ALMEIDA & ROMERO, 2000). O estudo tem por objetivo estudar a equidade no acesso das pacientes portadoras de câncer de mama nas unidades de atenção oncológica da rede pública de saúde do município de Niterói-RJ.

curriculum lattes

RAFAEL ESTEVES - DOUTORADO 2011Professor de Direito Civil e advogado.  Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da UERJ.

Pesquisa: Direito Civil-constitucional. Relações jurídicas existenciais. Responsabilidade civil em geral e especificamente aplicada às áreas da saúde. Ética, bioética e biodireito.

curriculum lattes

SONIA MARINHO - DOUTORADO 2011Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, residência multiprofissional em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ.  Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Epidemiologia pela Université Libre de Bruxelles, Bélgica.  Trabalhou em diversos projetos de saúde da Organização Humanitária Médicos Sem Fronteiras no Brasil e na África e na área de ensino e pesquisa no Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia da Bélgica. Atualmente, trabalha como epidemiologista, no cargo de especialista em regulação da saúde suplementar – ANS no Rio de Janeiro.


curriculum lattes

Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Direito pela POntificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro.  Atualmente é advogada, chefe do departamento jurídico de Convênios – financiadora de Estudos e Projetos. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Constitucional.

curriculum lattes

Psicóloga. Mestre em Ciência da Informação. Experiência em Tecnologia da Informação e Comunicação tendo participado da implantação da Internet Acadêmica no Brasil.  Participa de projeto que utilizam as  TIC na promoção da saúde e educação permanente na ENSP/FIOCRUZ.  Docente e orientadora da Residência Multiprofissioal em Saúde da Família da ENSP.  Participa da assistência à saúde no Centro Escola Germano Sinval Faria –CGEGSF/ ENSP.

curriculum lattes

Doutorado 2010


DANIELA MENDONÇA - DOUTORADO 2010

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem como objeto de pesquisa o trabalho e o assédio moral.

curriculum lattes

EDNA ESTELITA - DOUTORADO 2010Médica pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Mestre em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é médica plantonista do CTI do Hospital Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

curriculum lattes

ELISA VAN EYKEN - DOUTORADO 2010Fisioterapeuta, Professora do IFRJ, Mestre em Saúde da Família.

Pesquisa: Projeto de Tese Justiça para a Saúde e o Programa Bolsa Família: O Desenvolvimento Infantil visto através da condição de agente mãe. Esse trabalho tem por objetivo discutir a relação da política de proteção social Programa Bolsa Família como forma justa de distribuição de benefício para a saúde infantil, em relação ao desenvolvimento normal das crianças, através da facilitação da condição de agente da mãe. Para tal compreenderá um Estudo de Caso que examinará a percepção de profissionais de creche, da saúde e das mães em relação ao desenvolvimento das capacitações e agência da mãe e do desenvolvimento infantil no contexto do Programa Bolsa Família.

curriculum lattes

 

Assistente social. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ.  Tecnologista da Fiocruz e docente de graduação e pós-graduação na área de saúde do trabalhador e saúde ambiental.

curriculum lattes

Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em Filosofia Alemã e Aperfeiçoamento em Ética Aplicada, Bioética e Saúde Pública no Terceiro Mundo ambas na Universidade de Bochum, Alemanha. Mestrado em Filosofia realizado na Universität Münster, Alemanha.

curriculum lattes

Bacharel e Licenciada em Ciência Biológicas pela Faculdades Integradas Ibirapuera e Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz.

curriculum lattes

MARCIA OLIVEIRA - DOUTORADO 2010Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de janeiro. Especialista em Bioética pelo Instituto Fernandes Figueira – FIOCRUZ. Mestre em Saúde Pública na subárea de Saúde e Sociedade – Bioética. Integra a equipe multidisciplina de terapia nutricional do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

curriculum lattes

MARIA AGLAÉ TEDESCO - DOUTORADO 2010Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.  Mestre em Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ. Coordenadora Acadêmica da área de Direito da Família da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.  Juíza de Direito Titular de Vara de Família da Capital do Rio de Janeiro atualmente licencia para doutorado sanduiche no Kennedy Instituto of Ethics, Georgetown University, Washington DC.

curriculum lattes

MARIANGELA FREITAS - DOUTORADO 2010Médica Veterinária pela Universidade Federal Fluminense, graduada em psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II e Mestre em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Ética Aplicada e Bioética pelo Instituto Fernandes Figueira– FIOCRUZ e certificação em Bem-Estar Animal por Cambridge e-learning Institute – CEI atuando como tutora. Atualmente é responsável técnica do Centro de Esterilização e Educação – CEE. Consultora técnica da World Society for the Protection of Animals – WSPA atuando principalmente em programas e projetos relacionados à Bioética e ao Bem-Estar Animal. Na defesa de métodos substitutivos à experimentação animal na pesquisa e no ensino.

curriculum lattes

MARY LEE - DOUTORADO 2010Graduada em Fisioterapeuta pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAN.  Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo. O projeto de pesquisa baseia-se na avaliação de que a alfabetização em saúde do sujeito de pesquisa é fundamental para a sua proteção, e a despeito de existirem ferramentas validadas em outros países para tal avaliação, as mesmas não estão disponíveis em português e no Brasil. A pesquisa pretende sugerir um modelo de avaliação a ser utilizado em sujeitos de pesquisa no Brasil.

curriculum lattes

 

SANDRA BECKER - DOUTORADO 2010Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Pernambuco, com lotação provisória na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

curriculum lattes

 

SELMA VIDAL - DOUTORADO 2010Graduada em Enfermagem pela Fundação Educacional Serra dos Órgaos – UNIFESO. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Gestão Hospitalar pela UNIFESO. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e tutora do Curso de Graduação em Medicina da UNIFESO.

curriculum lattes

TATIANA TAVARES - DOUTORADO 2010Professora Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental-Clinica de Hipertensão-CLINEX- Departamento de Medicina Interna; Professora colaboradora da disciplina de Bioética –programa de pós-graduação-Mestrado/Doutorado- FCM-UERJ; Médica cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia- Ministério da Saúde.

Linha de pesquisa principal: Aspectos éticos do uso de animais em pesquisas (fase pré-clínica na indústria farmacêutica, testes industriais e pesquisa básica nas Universidades) e no ensino na área biomédica- análise da legislação brasileira em comparação com a União Européia segundo princípios bioéticos e a contribuição no desenvolvimento de políticas públicas objetivando a implantação de técnicas substitutivas ao uso de animais não-humanos na pesquisa, indústria e ensino no Brasil.
Linhas em desenvolvimento associadas: estudos de cunho social e histórico no desenvolvimento da biomedicina; modelos experimentais como padrão nas ciências biomédicas atuais- análise crítica ética e científica; bioética e políticas públicas na área da saúde e ciência e tecnologia.

curriculum lattes

ouvidoria            ouvidoria fio cruz            ouvidoria uff          ouvidoria uerj