PPGBIOS

PROGRAMA EM ASSOCIAÇÃO:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ufrj logo fiocruz logo uerj logo uff logo
 
1 - Como e onde solicitar uma declaração que estou matriculada(o) nos cursos de Mestrado e/ou Doutorado do PPGBIOS?

Na instituição onde inicialmente realizou sua matricula, pode ser solicitada por e-mail ou presencialmente na secretaria local.
E-mails e telefone das secretarias:
Leila Tocci –UFRJ - ppgbios@iesc.ufrj.br – Tel. 3938 9276
Ana Paula de Assis – UFF - bioeticaeticaaplicada@gmail.com – Tel. 2629 9377
Simone Motta – UERJ - bioetica@ims.uerj.br – Tel.2334 0354/0235
Joelma Maciel – Fiocruz - secainter@ensp.fiocruz.br – Tel. 2598 2969

 
2 - Como faço a inscrição das disciplinas do programa?

Sendo aluno regular do Programa, precisa ficar atento ao prazo de inscrição de cada semestre, pois cada IES disponibilizará o prazo para inscrição das disciplinas para fazer presencialmente ou pela internet se a instituição disponibilizar deste recurso.

 
3 - Onde solicitar meu histórico?

Na secretaria da instituição onde se matriculou

 
4 - Fiz mestrado e agora cursando doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva como pedir a validação de crédito das disciplinas obrigatórias já cursadas?

Esse aproveitamento poderá ser feito na secretaria local com o de acordo do seu orientador e num prazo máximo de até 2 (dois) anos a partir do término do mestrado

 
5 - Após a defesa de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, que obrigações ainda tenho

Entregar versão final da dissertação no prazo de prazo de até 30 (tinta) dias quando não houver modificações na tese solicitada pela banca e até no máximo de 90 (noventa) dias quando houverem modificações a serem realizadas. Devem entregar um CD com a versão final do trabalho na Secretaria.

 
7 - Sou bolsista do programa tenho algum compromisso diferente dos demais alunos

Sim, existem disciplinas que não podem deixar de cursar por ser obrigatória especialmente para bolsistas. Deve cumprir rigorosamente prazos de qualificação e defesa de dissertação e as normas do regulamento da Bolsa que você recebeu.

 
6 - Sou aluno de outro programa e me interessei em fazer uma disciplina eletiva do curso de Mestrado do PPGBIOS

Sim, mediante um “de acordo” do docente da disciplina, solicitado por e-mail para uma das quatro secretarias do programa.

 
8 - Qual é o prazo de qualificação para Mestrado?

De até 12 (doze) meses após o início ao curso

 
9 - Qual é o prazo para defesa da dissertação de Mestrado do PPGBIOS?

Até 24 (vinte e quatro) meses após início do curso

 
10 - Qual é o prazo de qualificação para Doutorado no PPGBIOS?

Até 24 (vinte e quatro) meses após início do curso

 
11 - Qual é o prazo para defesa de tese do Doutorado no PPGBIOS?

Prazo máximo de até 4 (quatro) anos a partir da data da matricula

 
12 - Posso defender tese de mestrado ou doutorado antes dos prazos estipulados?

Sim, desde que tenha cumprido o total de créditos obrigatórios do programa.

 
13 - Tenho artigo publicado posso usar na minha tese?

Sim, desde que tenha relação e relevância com a linha de pesquisa escolhida e o parecer favorável do seu professor-orientador. O PPGBIOS estimula a produção de artigos em parceria com seus orientadores.

 
14 - Tenho 2 (dois) artigos submetidos e 1 (um) publicado substitui minha tese?

Não. O aproveitamento do artigo publicado na dissertação poderá ser aceito se corresponder com o assunto pesquisado que pretende desenvolver em sua dissertação com a concordância do professor-orientador

 
15 - Tenho 3 (três) ou mais artigos publicados dentro da minha linha de pesquisa, posso aproveitá-los?

Sim. A tese de doutorado pode ser composta por um artigo publicado e outros dois submetidos. Em conjunto com seu (sua) orientador(a) é possível se decidir pelo formato de artigos, porém é necessário que haja coerência entre eles que dê um sentido ao conjunto de artigos. Deverá também ser elaborada uma “tese” com introdução, revisão bibliográfica uma discussão sobre o caminho metodológico dos trabalhos, o corpo dos artigos e uma seção de considerações finais que articule os trabalhos e as reflexões apresentadas, além da bibliografia utilizada.

 
16 - Fiz mestrado no PPGBIOS e agora cursando doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, é possível pedir aproveitamento de crédito das disciplinas eletivas cursadas?

O aluno deve cursar novas disciplinas eletivas ao longo do curso de doutorado transitando por várias distintas áreas do conhecimento; no entanto poderá aproveitar até 20% (vinte por cento) das disciplinas eletivas já cursadas no mestrado ou disciplinas eletivas feitas fora do programa com indicação do seu orientador.
Solicitando à secretaria local a validação dos créditos das disciplinas eletivas cursadas no mestrado para aproveitamento no curso de doutorado constando formalmente o “de acordo” do seu orientador para aprovação do CD. Não deve exceder o prazo máximo de 2 (dois) anos a partir do término do curso de mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva.

 
17 - Quais as condições que devem ser cumpridas para a defesa de dissertação/tese de mestrado e doutorado?

Todos os créditos referentes à carga horária de disciplinas devem ter sido concluídos. Bolsistas devem ter especial atenção para as disciplinas obrigatórias para eles, bem como a prática docente

 
18 - Vou fazer pesquisa de campo. Precisa ser aprovada previamente por um CEP? Qual CEP?

Toda pesquisa que envolver direta ou indiretamente seres humanos devem ser submetidas previamente para aprovação no CEP da instituição onde você está matriculado.

 
19 - Minha pesquisa envolve animais não humanos. Preciso submeter a um CEP?

Não a um CEP, mas a CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) da instituição onde você está matriculado, mas apenas no caso de haver um trabalho prático com os animais não humanos.

 
20 - Posso ter acesso ao Periódicos Capes? E acesso remoto?

Sim. Em qualquer uma das instituições associadas você tem acesso garantido e direto ao site “Periódicos da Capes”. É possível aos alunos regulamente matriculados que obtenham acesso remoto ao site, mas deve ser solicitado em cada uma das instituições. O caminho administrativo pode variar.

 
21 - Posso ter um email institucional?

Consulte a secretaria da instituição onde está matriculado para verificar essa possibilidade.

ouvidoria            ouvidoria fio cruz            ouvidoria uff          ouvidoria uerj