PPGBIOS

PROGRAMA EM ASSOCIAÇÃO:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ufrj logo fiocruz logo uerj logo uff logo

Artigos

Construindo Critérios de Julgamento em Avaliação: especialistas e satisfação dos usuários com a dispensação do tratamento do HIV/Aids

ANGELA ESHER publocacao em destaque

ESHER, ÂngelaSANTOS, Elizabeth Moreira dosMAGARINOS-TORRES, Rachel  e  AZEREDO, Thiago BotelhoConstruindo Critérios de Julgamento em Avaliação: especialistas e satisfação dos usuários com a dispensação do tratamento do HIV/Aids. Ciênc. saúde coletiva[online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 203-214. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000100022.

 

Resumo

Critério é uma ferramenta típica da avaliação e pode ser definido como uma dimensão-padrão em função da qual a realidade do objeto da avaliação receberá julgamento qualitativo e/ou quantitativo. Em uma avaliação, o procedimento de elaborar, esclarecer, negociar e aplicar critérios para determinar o valor (ou mérito) do objeto avaliado faz parte de um exercício metodológico que deve ser cuidadoso. Este artigo apresenta critérios de julgamento para avaliar a satisfação dos usuários com a dispensação dos medicamentos para o tratamento do HIV/Aids e seu processo de construção por meio de consenso entre diferentes atores sociais. Para estabelecer o consenso utilizou-se técnica de Delfos, uma técnica formal utilizada para consenso de especialistas com metodologia e processos estruturados. Neste estudo, foram considerados especialistas aqueles com experiência acadêmica e em gestão, bem como ativistas informados e comprometidos com a questão. Os achados foram sistematizados sob a forma de uma nova estrutura de satisfação, sob a qual os critérios construídos são articulados hierarquicamente. Buscou-se contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia metodológica participativa em avaliação e ampliar o conhecimento sobre a satisfação dos usuários e a dispensação dos medicamentos para HIV/Aids.

Palavras-chave: Satisfação dos Usuários; Técnica Delfos; HIV/Aids; Avaliação.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232012000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

ouvidoria            ouvidoria fio cruz            ouvidoria uff          ouvidoria uerj