Saúde Suplementar Biopolítica e Promoção da Saúde

Saúde Suplementar  Biopolítica e Promoção da Saúde - Carlos Dimas Martins Ribeiro, Aluisio Gomes da Silva Jr e Tulio Franco (org.).

Resumo:

“Saúde Suplementar, Biopolítica e Promoção da Saúde" é o livro lançado pela editora HUCITEC, fruto de uma pesquisa multicêntrica envolvendo profissionais do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, financiados pelo CNPq/ANS.   Organizado por Carlos Dimas Martins Ribeiro, Aluísio Gomes da Silva Junior, Túlio Franco, Rita de Cássia D. Lima e Cristina Setenta Andrade, o livro trata da análise de programas de promoção da saúde e prevenção de doenças, desenvolvidos por operadoras de planos de saúde suplementar. Discute a promoção da saúde tomando como base o conceito de biopoder – um poder sobre a vida, que se exerce por meio da regulação dos corpos, instituindo-lhes formas de existência de fora para dentro. O controle dessas formas de existência é chamado biopolítica, que pode ser exercida pelos próprios sujeitos e a partir deles produzir alternativas de vida, expressão das suas singularidades, a fim de encontrar em si mesmo o substrato para uma nova saúde.