PPGBIOS

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ufrj logo fiocruz logo uerj logo uff logo

Artigos

FRANCO, Túlio Batista. Produção do cuidado e produção pedagógica:integração de cenários do sistema de saúde no Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2007, vol.11, n.23, pp. 427-438. ISSN 1414-3283.

Resumo

Em toda a história de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) há um razoável investimento na educação para o setor. No entanto, gestores e trabalhadores da saúde constatam que o investimento em programas educacionais não tem se convertido em mudança das práticas de cuidado. Partindo do pressuposto de que educação pode ser dispositivo de mudança, sugere-se que práticas pedagógicas direcionem a produção de sujeitos implicados com a produção do cuidado. Assim, propõe-se trabalhar, além da cognição, o campo das subjetivações. Este trabalho revela a gestão do SUS e seus fluxos de educação permanente, constituindo o foco da "microgestão" para pensar no contexto sobre o qual se estruturam os diversos cenários de produção do cuidado, tratando-os como unidades de produção pedagógica, onde seria possível desenvolver metodologias educacionais vinculadas a uma idéia geral de educação permanente em saúde.

Palavras-chave: Produção do cuidado; Educação permanente; Gestão da saúde; Subjetividade; Sistema de saúde.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832007000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

ouvidoria            ouvidoria fio cruz            ouvidoria uff          ouvidoria uerj