Objeção de consciência e aborto: direitos e deveres dos médicos na saúde pública

DINIZ, Debora. Objeção de consciência e aborto: direitos e deveres dos médicos na saúde pública. Rev. Saúde Pública [online]. 2011, vol.45, n.5, pp. 981-985.  Epub July 29, 2011. ISSN 0034-8910

O artigo discute a objeção de consciência por médicos, tendo por situação concreta os serviços de aborto legal no Brasil. O artigo apresenta as duas principais interpretações do dispositivo da objeção de consciência (tese da incompatibilidade e tese da integridade), para analisá-las à luz da realidade brasileira do aborto legal em serviços de referência na rede pública de saúde. A partir dessas duas teses, propõe uma terceira, a da justificação, como forma de orientar o exercício do direito à objeção de consciência entre médicos nesses serviços. Essa reflexão pode contribuir tanto para a organização das equipes nos serviços de aborto legal quanto para a formação de futuros médicos que atenderão mulheres em serviços de emergência obstétrica.

Palavras-chave: Aborto Legal; Médicos; ética; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Direito Sanitário; Objeção de Consciência.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102011000500021&lng=en&nrm=iso&tlng=pt