PPGBIOS

PROGRAMA EM ASSOCIAÇÃO:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ufrj logo fiocruz logo uerj logo uff logo

Artigos

Experiências de avaliação do setor suplementar de saúde: contribuições da integralidade

SILVA JUNIOR, Aluísio Gomes da et al. Experiências de avaliação do setor suplementar de saúde: contribuições da integralidade. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, n.5, pp. 1489-1500. ISSN 1413-8123. 

Resumo

Este trabalho identifica aspectos de integralidade nas propostas de avaliação de assistência à saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Brasil, e do National Commitee for Quality Assurance (NCQA), nos Estados Unidos. A metodologia adotada foi a da análise documental das propostas encontradas nos sítios eletrônicos das instituições no segundo semestre de 2006. Os dados foram sistematizados numa matriz analítica com atributos das práticas de gestão e organização de serviços; dos conhecimentos e práticas dos trabalhadores de saúde; e das práticas de controle pela sociedade. Os resultados apresentados destacam, no caso brasileiro, uma ênfase no primeiro e terceiro atributos, com a avaliação centrada nas operadoras os planos de saúde não foram avaliados. No caso americano, houve um equilíbrio nos três conjuntos de atributos, sendo a avaliação direcionada aos planos de saúde. Ambas as propostas mensuraram a satisfação dos beneficiários e divulgam os resultados das avaliações em sítios eletrônicos. Em conclusão, destaca-se a importância de conceitos e abordagens avaliativas da integralidade nas operadoras de planos privados de saúde no setor suplementar brasileiro.

Palavras-chave: Avaliação de desempenho; Qualidade da assistência à saúde; Integralidade; Serviços de saúde; Saúde suplementar.

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232008000500014&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

ouvidoria            ouvidoria fio cruz            ouvidoria uff          ouvidoria uerj